Informações Técnicas

A HÍDRICA ENGENHARIA desenvolveu em parceria com a FORTMETAL um sistema combinado de tratamento de esgoto que se adapta muito bem ao nosso clima e que pode ser utilizado para tratar tanto esgotos sanitários  domésticos, quanto efluentes orgânicos industriais.

O processo utilizado é totalmente biológico e se passa no interior de um reator denominado RAFA (Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente) que foi projetado para otimizar a transformação da matéria orgânica pelas bactérias anaeróbias em gases, biomassa e água.

O reator é todo construído em chapas de aço e revestido internamente com alcatrão de hulha, o que lhe garante perfeita estanqueidade e grande durabilidade. Esta opção tecnológica oferece, entre outras vantagens, rapidez na execução e menor custo de implantação, quando comparada a outras usualmente utilizadas.

Outro aspecto que destaca este sistema dos demais é a associação do RAFA propriamente dito ao Filtro Anaeróbio (FAn). Acoplado ao corpo do reator, o filtro funciona como uma unidade de pós-tratamento a nível secundário. Seu trabalho é remover complementarmente a matéria orgânica remanescente, aumentando a clarificação do efluente final.

Este sistema compacto de alta taxa é capaz de propiciar a redução da carga orgânica contida nos esgotos em termos de DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) bem acima de 60%. Isto assegura a eficiência exigida pela legislação ambiental vigente, que dispõe sobre o lançamento de efluentes no meio ambiente.

Não menos importante é seu papel na prevenção de doenças, sobretudo aquelas que atingem a população infantil, constituindo-se, portanto, em um instrumento fundamental na proteção da saúde pública.

Especificações Técnicas

AÇO:

O aço utilizado na fabricação do corpo do reator é o Corten, um tipo de aço que contém em sua composição elementos de liga, especialmente o cobre e o fósforo, que melhoram suas propriedades anticorrosivas. Este aço apresenta em média três vezes mais resistência à corrosão do que o aço carbono comum. Sua composição química, além de propiciar a formação de uma camada de oxidação – pátina - que atua como um filme protetor à continuidade do processo corrosivo, confere-lhe uma resistência mecânica maior que a dos aços estruturais comuns. Independentemente destas propriedades, o equipamento é calculado e projetado de modo a garantir sua performance por vários anos de utilização, pois na determinação das espessuras das chapas utilizadas para sua montagem consideram-se as sobre-espessuras de corrosão, observando sempre a prescrição da Norma da ABNT referência 7821.

SOLDAS:

As soldas são processadas com equipamento elétrico (retificadores) com potência suficiente para gerar corrente elétrica necessária à fusão dos eletrodos, dentro da Norma AWS A 5.1. Estes, fabricados segundo normas internacionais, geram cordões de solda de elevada resistência mecânica, que aliada à experiência e Certificação dos Soldadores, adquirem ótimo aspecto de soldabilidade.

JATEAMENTO:

Processo necessário à preparação de superfícies que irão receber revestimentos, realizado com jato abrasivo ao metal grau 3, conforme Norma SIS 0055900-84. Basicamente, o jateamento retira as carepas de laminação - oxidação do ferro a temperaturas elevadas - que ocorrem durante o processo de laminação do aço. Além da retirada das carepas a superfície jateada se torna áspera, rugosa, devido ao impacto das partículas do abrasivo utilizado (granalhas de aço, sinter-ball etc.) sobre a superfície do aço, aumentando sobremaneira a área de recobrimento ou área de contato. O jateamento ainda retira sujidades e resíduos oleosos que prejudicam a aderência do filme de pintura.

PINTURA / REVESTIMENTO:

Após o jateamento é aplicada uma demão de 25 micra de Shop Primer Epoxi Isocianato, que confere excelente aderência à superfície das chapas. Após a montagem completa do conjunto, internamente ao reator e ao filtro, são aplicadas duas camadas de Alcatrão de Hulha com espessura total de 400 micra, material que se constitui em uma barreira química, necessária e suficiente para a proteção das chapas de aço contra a alta agressividade do meio. Externamente são aplicadas duas camadas de Epoxi Poliamida, com 150 micra de espessura, além de uma demão de Esmalte Sintético, com espessura de 80 micra, tinta adequada a ambientes corrosivos.

GARANTIA:

Localização e Contato

Av: Professor Alfredo Balena, 189 - Sala 1408, Santa Efigênia - BH - MG Cep: 30130-100
Telefax: (31) 3222-0800 - hidrica@hidrica.com.br | Copyright © Hidrica Ltda. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Marcus Vinicius - Webdesigner | Belo Horizonte | Minas Gerais